Proteção da Floresta Amazônica: dever do Brasil ou do mundo inteiro.

Envie sua redação para correção
    A Floresta Amazônica é uma das maiores florestas tropicais do mundo e está localizada na região norte da América do Sul. Ela ocupa mais de 61% do território brasileiro. Em virtude do cenário atual dos recentes problemas da Amazônia, é necessária a intervenção de órgãos, ONG's e fundações que atuam na luta pela manutenção e preservação do bioma e das populações nativas do local.
          As recentes queimadas recordes na região amazônica vêm despertando forte preocupação dos governos europeus e da comunidade científica, com ampla divulgação negativa sobre o governo Jair Bolsonaro. Entre as organizações responsáveis pela proteção da Amazônia, se destaca o Fundo Amazônia. Segundo dados do fundo Amazônia, 190 unidades de conservação já foram poiadas pelo programa desde que foi criada, isto é, tem uma importância incontestável para o país
    
          O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. Muitos recursos como aviões, caminhonetes e diversos equipamentos para combate a incêndios florestais foram comprados com os recursos doados pelo fundo. Portanto, é possível entender a importância de outras nações para a proteção da floresta amazônica.
    
          Em virtude do que foi mencionado, é necessário entender que a Floresta Amazônica é abundante em vários recursos e funciona como um grande reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta. Por consequência, a proteção da Amazônia é responsabilidade de todos os países. É imprudente a ideia de que um país sozinho pode ser o responsável pelo equilíbrio florestal sustentável. A preocupação em reduzir o desmatamento e, consequentemente, a emissão de gás carbônico manterá a população mundial atenta à destruição da Amazônia.