Proteção da Floresta Amazônica: dever do Brasil ou do mundo inteiro.

Envie sua redação para correção
    A Floresta Amazônica é abundante em vários recursos e funciona como um grande fator para a estabilidade ambiental do planeta. Com o desmatamento e queimadas na região, as árvores liberam em torno de 200 milhões de toneladas de carbono por ano. Seus vegetais são responsáveis por liberar aproximadamente 7 trilhões de toneladas de água para a atmosfera. À medida que as florestas são queimadas ou retiradas e o processo de aquecimento global é intensificado, o desmatamento da Amazônia gradualmente desmonta os frágeis processos ecológicos que levaram anos para serem construídos e refinados. 
     Ela é de grande importância para o mundo inteiro, portanto, não só o Brasil como todo o mundo deve cuidar e preservá-la, pois como diversos problemas ambientais pelo mundo, se ela for completamente desmatada os problemas não se agravarão apenas no Brasil ela irá se espalhar pelo resto do planeta já que tem grande influência no equilibrio ambiental.
     A área da Floresta Amazônica, produz grandes quantidades de água para o restante do país. Os chamados "rios voadores", levam umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Esses rios voadores também influenciam chuvas na Bolívia, no Paraguai, na Argentina, no Uruguai e até no Chile. A umidade vinda da Amazônia  alimentam regiões que geram 70% do PIB da América do Sul.
     Conclui-se, portanto, que: A Floresta Amazônica é de grande importância não só para o Brasil mas sim para todo o planeta, portanto todos devem ajudar a preservá-la e mantê-lá viva, com a ajuda de outros países exportando recursos que o Brasil precisa para não desmatar como a carne, onde diversas áreas perdem sua mata para a criação de gado. Dessa forma preservando muito da vegetação ainda presente e podendo aumenta-lá futuramente se mais países colaborarem na sua preservação