Envie sua redação para correção
    A chegada dos portugueses no Brasil trouxe diversas modificações territoriais, entre elas, pode-se destacar, o alto desmatamento do que se conhece hoje como Mata Atlântica. Porém, por mais que tenham ocorrido diversos descasos com a terra brasileira, atualmente, têm-se nesse território a maior reserva de água doce e biodiversidade da Terra, a Amazônia. Esta sofre diariamente com o desmatamento, e isso se da devido ao descaso dos donos do agronegócio e dos fiscais que trabalham com a proteção dela de maneira direta ou indireta. 
                Em primeira análise, deve-se ressaltar que especialistas afirmam que, por causa da Amazônia, algumas regiões do Sul e Sudeste não são um deserto, com isso pode-se ter uma noção da importância dela. Mas, diversas pessoas não importam-se com isso, logo que donos de terra desmatam-na para plantar soja. Em virtude disso, algumas potências duvidam da capacidade do Brasil em preserva essa região, deste modo, o debate sobre internacionaliza-lá ou não entre em pauta. 
                Além disso, outro fator que perpetua o desmatamento deste bioma é o fato de que os fiscais de madeira de diversos estados permitem a entrada dessa matéria-prima de maneira ilícita, pode-se ver isso quando o documentário "Amazônia SA" provou que, 70% da madeira que circula por São Paulo é ilegal. Isso acontece, pois, segundo Bauman, há um individualismo na sociedade moderna, assim os indivíduos preocupam-se mais com o seu interesse próprio, que no caso é ganhar propina, do que com o bem estar da sociedade.
                Logo, para que tal problema diminua ou cesse, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente em parceira com o Instituto de Criminalística crie uma política pública que vise punir, com multas e apreensões,  os donos de terras e os fiscais que cometem tais atrocidades, isso acontecerá por meio de  uma operação com o foco no fim do desmatamento ilegal. Ademais, é necessário que as grandes potências fiscalizem o Brasil para que ele faça esse projeto da melhor maneira possível.