Envie sua redação para correção
    A floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade.
     À medida que as florestas são queimadas ou retiradas, o processo de aquecimento global é intensificado. O desmatamento da Amazônia  destrói os processos ecológicos que levaram anos para serem construídos.
     A floresta possui importância em vários aspectos; como as árvores que desempenham o papel importante na redução dos níveis de poluição. As florestas retiram do ar o que elas podem devolver, porém quando as florestas são queimadas a matéria de carbono da árvore é liberada no ar, na forma de CO2, um gás que polui o ar e que já está presente numa quantidade excessiva na atmosfera.
     O presidente do STJ (ministro João Otávio de Noronha) afirmou que o Brasil, apesar de ser "dono territorialmente da Floresta Amazônia", não tem o dever de preservá-la apenas para os brasileiros. "O oxigênio que brota da Amazônia e a chuva que a Amazônia proporciona a todo o continente são algo que pertence só ao Brasil? Se assim pensarmos, podemos fechar todas as disciplinas de meio ambiente no mundo, porque o meio ambiente é algo que transcende os países." (fonte: https://noticias.uol.com.br)
     A Amazônia tem grande potencial, além de ser considerado o pulmão do mundo há uma ligação entre os remédios que utilizamos, e a vida silvestre da Amazônia. Plantas e animais servem como base para a fabricação de medicamentos e para pesquisas.
     A floresta é importante para todos os seres humanos, sendo dever de todos cuidar e preservar, e explorar a floresta com sabedoria para que ela continue "viva".