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Enviada em: 09/10/2018

No panorama do século XVIII, período marcado pela Revolução Francesa, houve um grande avanço em relação aos direitos das mulheres em consequência das lutas travadas pelo Movimento Feminista. Esse fato torna-se relevante devido aos desafios enfrentados pelas minorias qualitativas, ainda hoje, na sociedade. Tendo em vista esse fenômeno sociocultural e os empecilhos que ele representa, é salutar o debate acerca das questões relacionadas à prostituição no Brasil.       Essa adversidade tem como principal expoente, segundo a ONU, a carência do setor educacional no Brasil. Isso pode ser observado nas escolas e na atual situação dos alunos, que muitas vezes se formam, sem conhecimentos básicos necessários para sua profissionalização. Somado aos obstáculos sociais, essa situação sofre agravos, já que muitas famílias não possuem condições básicas para sustentar seus filhos, durante o período escolar, o que faz com que muitas crianças e adolescentes comecem a trabalhar antes mesmo do que é permitido pela lei.       Outrossim, a falta de políticas públicas efetivas voltadas para garantir que essa faixa etária permaneça na Escola, além do investimento em recursos que auxiliem pessoas que já se encontrem nesse tipo de atividade, dificulta a resolução dessa problemática na prática. Esse fato pode ser evidenciado pela série da Marvel ''Jessica Jones'', no qual é narrado a história de uma heroína que tem sua vida marcada pelos abusos e pela prostituição, abordando principalmente os traumas psicológicos da protagonista. Já fora das telinhas, esse fato pode ser observado pelos grupos que se sujeitam a esse tipo de trabalho, em sua maioria mulheres e travestis, e as consequências drásticas sobre suas vidas.       Haja vista essa questão e os empecilhos que ela apresenta, é necessário que o Estado e a Escola sejam efetivos em suas posições. Nesse viés, cabe ao Estado, minimizar as consequências sociais desse tipo de atividade e preveni-lá, por meio de programas assistenciais voltados para o amparo desses indivíduos e investimentos em escolas de tempo integral, visando minimizar os danos sociais e psicológicos causados, além de oferecer oportunidades. Ademais, cabe a Escola, conscientizar os alunos sobre o assunto, por meio de palestras educativas, além da inserção de uma matéria que trate sobre o assunto na grade curricular, visando estimular a profissionalização e independência financeira  desses jovens no futuro. Dessa forma, os desafios supracitados serão atenuados nas próximas décadas.