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Enviada em: 10/11/2018

Criada nos Estados Unidos da América na década de 1960, no auge da guerra fria, a internet acabou revolucionando o mundo e a maneira das pessoas viverem. Entretanto, no cenário atual brasileiro, as pessoas não percebem que o que elas veem nessa rede já foi estipulado por algoritmos que escolhem o que será mostrado a elas. Essa é uma consequência da falta de privacidade e conhecimentos sobre tal.      Em princípio, vale lembrar que a privacidade é algo muito importante, principalmente nas redes sociais. Sendo cerca de 64,7% o total de pessoas acima de 10 anos que acessam a internet, esse é um número gigantesco de dados trafegando pela rede, dentre eles, muitos são acessados por algoritmos criados por empresas de lojas virtuais e redes sociais, descobrindo qual a preferência da pessoa, e, assim, estudar como fazer com que o usuário faça o que elas querem.      Ademais, ressalta-se uma frase do grande empresário Steve Jobs, “a tecnologia move o mundo”, porém, no que se diz respeito a internet, as pessoas estão apenas seguindo um padrão já determinado por esses algoritmos, tudo isso, por não saberem em quais sites estão entrando, não sabendo julgar se tais site são seguros e principalmente, por não lerem os termos de uso. Todos esses fatores são mecanismos para que o usuário seja manipulado.     Dado o exposto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Um modo eficaz seria o ministério da justiça em parceria com o facebook, redes de TV e até em escolas, elaborarem uma propaganda que mostre como as pessoas devem agir e já descobrirem se o site está usando seus dados para já descobrir seus gostos, com isso elas já saberiam que estão apenas vendo algo que elas já sabem e conhecem e não estão agregando conhecimento por meio da internet.