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Enviada em: 16/04/2019

Liberdade deturpada    Desde a antiguidade aos dias atuais, às ciências buscam debater sobre a importância do senso crítico em todas as esferas sociais, como na filosofia, em que Sócrates fornecia o método da maiêutica para aquele fim. Contudo, vive- se numa era digital, tal qual o excesso de informações interfere na então objetivada refelxão ante a ação responsável, causando problemas à sociedade em geral.     Tendo em vista que as redes sociais é objeto inclusive de manifestações nas nações_ Igualmente observa- se os efeitos da Primavera Árabe_, àquelas vem sendo analisadas como uma problemática, pois apesar dos seus pontos positivos, essas, vem gerando a disseminação de notícias falsas. Tal fato vem sendo debatido por especialistas como Leandro Karnal, o qual aponta o ocorrido como consequência da democratização da internet, porque com a ausência da identificação imediata dos usuários existe o desenvolvimento da má- fé e a isenção de empatia.     Com isso, internautas tais quais, os hackers, vem implantando notícias prejudiciais, e com a ausência de tempo livre o excesso de informações fornecidas são compartilhadas de maneira passional, segundo a psicologia, o que acarreta a alienação e por ventura, o desenvolvimento da ignorância, a qual pensadores como Sócrates apontavam-na de maneira pejorativa, pois implica no desenvolvimento de um indivíduo, e assim, de uma sociedade.    Em síntese cabe ao MEC fornecer debates entre filósofos, sobre a liberdade situada nas escolas, onde por meio de dinâmicas, tais quais feiras de ciências, expliquem sobre a responsabilidade do ato no meio digital, no intuito de desenvolver empatia consciente nos estudantes. Como também, torna- se fundamental que a mídia forneça programações com debates, sobre a essencialidade do distanciamento da alienação, com o apoio de historiadores, o que pode gerar o humanismo massificado.