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Enviada em: 26/09/2017

A democratização da mentira           Nas últimas décadas, a Internet revolucionou os meios de comunicação, trazendo uma completa democratização da divulgação de informações. Entretanto, como uma consequência direta disso, há hoje uma gigantesca propagação de boatos e notícias falsas, facilitada pela rapidez das informações.       Segundo pesquisas do site Buzzfeed, o Facebook já está entre as 3 maiores fontes de informações das pessoas, ultrapassando grandes jornais e outras fontes midiáticas. Todavia, como uma rede social, o Facebook permite que qualquer um divulgue informações, o que facilita drasticamente a disseminação de notícias falsas.     Esse fenômeno atual, foi denominado por pesquisadores da Universidade de Oxford como "pós-verdade''. O termo refere-se ao ato de pessoas espalharem informações falsas, por corresponderem à ideologias próprias. Frequentemente as crenças pessoais sobrepõe os fatos, e as mentiras digitais servem como mecanismos para justificar seus ideais.      Não obstante, a proliferação de boatos deixou de afetar apenas uma pequena parcela, pois a Internet quebra as barreiras da comunicação, o que trouxe graves consequências. Para o sociólogo Shibutani, o boato é como um mercado negro de informações, no qual informações falsas são utilizadas para inflar preconceitos e radicalizar posicionamentos. Em casos mais extremos, as ideias podem ultrapassar a simples difamação, e podem resultar em homicídios ou violência, sob a égide da justiça social.       Diante dessa situação de rápida divulgação de informações falsas, cabe à todos o combate desse fenômeno. Destarte, é necessário criar meios de averiguar fatos, e a melhor forma disso é uma aliança entre os gigantes tecnológicos e os governos. O Google recentemente criou o ''Fact check'', no qual são marcadas as notícias que já tiveram seus fatos checados. O governo federal poderia criar parcerias com a multinacional, para ampliar isso no Brasil e divulgar à população a importância da veracidade das informações. Ademais, cada indivíduo tem o dever de verificar fatos antes de compartilhá-los nas redes sociais.