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Enviada em: 16/10/2017

A Era da "Pós-Verdade"              Na contemporaneidade brasileira, assiste-se ao aumento de casos de notícias falsas, as quais circulam na mídia. Nesse âmbito, pode-se observar que isso se deve à falta de informação dos usuários e à "pós-verdade".Dessa forma, é imperioso refletir sobre essa realidade e buscar intervenções plausíveis.               Nessa perspectiva, é válido pensar em algumas das causas da popularidade das "fake news", entre elas, a ausência de informação e interpretação dos leitores. Sem dúvida, a ingenuidade das pessoas vêm sendo usufuída, por meio das notícias enganosas, há algum tempo, tal aspecto é observado na Era Vargas em que o Departamento de Imprensa e Propaganda manipulava os meios de comunicação. É evidente, que essa situação ocorre porque há falta de incentivos governamentais e oportunidades para as pessoas se manterem atualizadas por meio de fontes confiáveis e também aprenderem a filtrar conteúdos em redes sociais. Desse modo, a falta de discernimento em distinguir as verdadeiras das falsas  faz com que a última se espalhe mais facilmente.               Acresce-se a isso a "pós-verdade", neologismo o qual consiste na popularização das crenças falsas e na facilidade para sua difusão. Certamente, a internet emponderou e potencializou a rápida propagação de ideias, fazendo com que os assuntos se espalhem com maior velocidade e atinja um maior contingente de leitores. Infelizmente, o campo das notícias falsas- oque no princípio eram apenas fofocas- aumentou e atingiu cunho político, social e econômico. Com certeza, essa problemática tornou-se mais evidente com as eleições nos Estados Unidos, o qual transformou-se em alvo de jornalistas e matérias fictícias. Assim, as soluções para erradicar essa adversidade devem ser eficazes e ágeis.                Percebe-se, portanto, que a ausência de conhecimento da maioria da população e "pós-verdade" são uma resistência à solução dessa problemática. Por isso, é necessário que as famílias, concomitantemente com as escolas eduquem os jovens a consumirem a mídia de um modo mais racional e, filtrando informações e ajudando-os a reconhecerem as notícias falsas, com projetos que haja a participação de pais, professores e profissionais da área. Além do mais, campanhas midiáticas devem ser realizadas a fim de advertir para os malefícios do compartilhamento dessas notícias. Desse modo, o Brasil obterá êxito na diminuição de casos de "fake news".