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Enviada em: 01/07/2018

Na série americana ''Bojack Horseman'', o personagem principal, Bojack, faz do consumo do álcool como algo comum em seu dia a dia desencadeando, assim, um quadro de alcoolismo. Fora dos televisores, o consumo exagerado de álcool deixou de ser uma problema restrito a adultos e tornou-se um impasse também enfrentado por jovens. Nesse contexto, cabe analisar sobre como a influência midiática e os maus hábitos no âmbito familiar influenciam na problemática em questão.   É indubitável que a facilidade na compra de bebidas e as propagandas que induzem seu consumo estejam entre as causas do problema. Isso acontece porque, segundo uma pesquisa feita por Ronaldo Ramos, PHD em dependência química e professor na faculdade de medicina da ''USP'', 95% dos estabelecimentos concedem a venda de bebidas a menores de idade. Atrelado a isso, a existência da  instigação ao consumo de álcool por parte da mídia, que vai desde comerciais de cervejas até letras musicais,  influencia no impasse em questão, pois, nesses casos, o consumo de álcool está interligado ao prazer, sucesso, poder, consolo aos problemas e etc. Com isso, o jovem é coagido a compra do produto e junto a concessão na venda para menores por parte dos estabelecimentos, o ato de adquirir e consumir o álcool se torna mais fácil e presente.   Vale ressaltar, também, que a permissão de ingestão de bebidas no âmbito familiar atua como agente ativo no consumo exarcebado de álcool entre menores de idade. Tal fato ocorre porque, segundo a teria da aprendizagem, de um dos principais pensadores do século XX, Jean Paiget, o indivíduo tende a reproduzir ao longo de sua vida aquilo que lhe foi ensinado durante a infância e adolescência. Consoante a isso, o estímulo e concessão da ingestão de bebidas por parte dos pais contribui à ascendência em taxas de pesquisas, como a feita pelo ''IBGE'', que relatou que pelo menos 80% dos jovens já tiveram contato com álcool e 21,4% já sofreu algum episódio de embriaguez.   Logo, é necessário que o Governo Federal junto aos canais de comunicação faça campanhas que trabalhem com os pais e donos de comércio, políticas de prevenção e combate ao combate do consumo de álcool por menos de idade, além do mais, ao último grupo, penalizações judiciais seriam aplicadas caso a concessão de venda fosse realizada. Outrossim,  o ''Mec'' junto às escolas deve realizar palestras e oficinas regidas por pediatras e depoimentos de ex-alcoólatras onde ambos debateriam sobre as causas e consequências que consumo de álcool pode acarretar.