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Enviada em: 17/10/2018

Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Sob essa ótica, tem-se a importância da discussão a respeito do aumento do consumo de álcool e de outras drogas entre os jovens, a qual encontra dilemas que estão vinculados só com a carência de informação desde a infância, bem como a ineficiência da fiscalização desses consumos entre os menores de idade.      A princípio, convém ressaltar, que a falta de conhecimento a respeito das consequências do consumo de drogas influência o aumento do seu consumo, visto que, segundo as ideias de A. Schopenhauer, o campo de visão de  uma pessoa determina seu entendimento e suas ações. Nesse sentido, quando não há compreensão dos males causados pelo consumo de álcool e substâncias químicas, como a sua dependência, depressão e morte, fica mais evidente o risco do aumento desse consumo. Portanto, é essencial o ensino desde a infância sobre os danos do uso de drogas.       Ademais a ausência de informação, tem-se a ineficiência da fiscalização do Estado em relação a venda e indução do uso de substâncias químicas e bebidas alcoólicas entre os jovens, tendo em vista que de acordo com o IBGE, 70% dos adolescentes já consumiram bebidas contendo álcool. De modo que consoante ao contratualista John Locke, isso se configura em uma violação no "contrato social", já que o Estado tem como função fiscalizar as leis vigentes. Nesse momento, evidência-se o desdem das autoridades diante a grave problemática relacionada com a ilegalidade.      Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o Ministério da Educação elabore um projeto de aprendizagem a respeito dos males causados pelo consumo de álcool e outras drogas. De modo que realize trabalhos escolares com os professores e alunos do nono ano do ensino fundamental, a qual elabore pesquisas sobre a dependência química, disponibilize filmes sobre o tema e realize palestras com a ajuda de psicólogos e pacientes que lutam contra as drogas, além de debates em sala de aula. A fim de promover o progresso social Iluminista.