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Enviada em: 20/10/2018

Ao analisar as propagandas de bebidas alcoólicas, vê-se que é estimulado pela sociedade e retratado como algo normal nos comerciais, entretanto, o uso excessivo pode acarretar riscos para o indivíduo e as pessoas ao redor. Nesse contexto, é necessário analisar os fatores e os problemas que pode acarretar.       É válido ressaltar, que na atualidade a influência e a pressão do grupo de amigos, faz com que o indivíduo se sinta impulsionado a beber. Além disso, o excesso de oferta, o custo baixo da bebida e a ausência de limites sociais colaboram para que o primeiro contato com a bebida ocorra cada vez mais cedo, segundo o IBGE cerca de 70% entre 13 e 15 anos já experimentaram bebidas alcoólicas. Ainda mais, a cultura da ostentação e a utilização de redes sociais, faz com que os adolescentes mostrem impulsionados a beber e utilizar outras drogas por conta de "likes" e visualizações.       Outro fator que o consumo de álcool é o principal responsável pelo aumento de número de acidentes e atos de violência, muitos deles fatais, mais o uso precoce de muitos jovens acarreta dependência no futuro. Bem como, a não fiscalização por parte dos pais, faz com que os jovens se sintam mais libertos a utilizar e consumir bebidas alcoólicas.        Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O CONAR, responsável de fiscalizar as propagandas, começar a analisar os comerciais de álcool e a mensagens com o que quer passar, para que jovens são se sinta influenciado através de propagandas. A escola, que tem como papel de tornar pessoas mais críticas, deve promover palestras e oficinas com pais e filhos, mostrando os riscos que o  álcool pode trazer para a sociedade, colocando em pauta assuntos como prevenção e principais doenças causadas. Só assim teremos uma sociedade mais produtiva em relação aos riscos do consumo de álcool.