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Enviada em: 20/10/2018

Assim como a pedra no meio do caminho de Carlos Drummond de Andrade, o consumo de álcool entre os jovens brasileiros prejudica suas vidas futuras, com consequências sociais e fisiológicas. Nessa visão, o papel da mídia com propagandas diárias, somado ao da família na criação do indivíduo são causas desse entrave. Sendo assim, necessário discutir como reduzir esse uso inconsciente e prematuro.     A propaganda mostra-se agente no processo de manutenção e intensificação do consumo de álcool pelos jovens. Isso porque, como disse o sociólogo Adorno em sua teoria da Indústria Cultural, a mídia cria estereótipos que tiram a liberdade de pensamentos do indivíduo, a partir de falsas ideias propagadas. É comum ver-se anúncios incentivando o consumo de álcool, através de pessoas felizes e bem humoradas. Dessa forma, cresce o número de adolescentes que ingerem sem conhecimento de seus danos, como prejuízo na memória, dificuldade na aprendizagem e desenvolvimento fisiológico. É visto, então, que trata-se de um problema de saúde pública, porém há o descaso.     Ademais, segundo o último Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, 28% dos jovens ficam embriagados na companhia de familiares e conseguem comprar bebidas sem nenhum impedimento. Desse modo, é notório a falta de atenção que a família tem com os mais novos, conduzindo-os a consumirem álcool como uma forma de divertimento, e consequentemente, levando-os a se drogarem e se envolverem em situações irreversíveis para suas vidas futuras. Conjunto a isso, há a falta de cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para adolescentes, sustentando, assim, a atual realidade.     Portanto, o uso de álcool na juventude é mantido e intensificado pelo papel da mídia e da família, logo, são necessárias algumas ações. Cabe ao Governo atenuar a influência da mídia nesse processo, por meio da proibição da veiculação de propagandas de bebidas alcóolicas, como foi feito com o cigarro anos atrás, a fim de reduzir o consumo prematuro. E cabe às Secretarias Municipais garantir o cumprimento da lei, através de fiscalizações em estabelecimentos de venda desses produtos. Esses são os primeiros passos para retirar essa pedra do caminho dos jovens brasileiros.