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Enviada em: 11/08/2017

A década de 80 marcada pela geração coca-cola foi concebida pelo ex- cantor Renato Russo como uma geração perdida, haja vista que jovens seguiam o modismo da época para obter status social. Hoje, a geração Z enfrenta o mesmo problema dos juvenis dos anos 80, em que precocemente utilizam-se de drogas para inserir-se socialmente em determinado grupo . Embora no início aparente ser prazeroso, os riscos do uso contínuo de entorpecentes pode acarretar em danos neurológicos e sociais.   Em primeiro plano, é sabido afirmar que o período juvenil é caracterizado por grande instabilidade emocional e descobertas, o que os torna suscetível a influências e respostas negativas. Segundo o Conselho Tutelar, a falta de afetividade familiar ao jovem é a maior causa da conduta desviada do adolescente. Comumente,dados do QEdu: Aprendizado em Foco declara que 35% das escolas públicas brasileiras tem tráfico de drogas nas proximidades. Em decorrência da carência de ações preventivas nas instituições sociais citadas, corre-se a ameaça de se obter grandes percentuais de evasão escolar, esquizofrenia e criminalidade.    Não apenas isso, a publicidade, a falta de fiscalização e a legalidade do álcool pelo nosso ordenamento jurídico contribuem para que o próprio não seja visto como uma droga, o que favorece o aumento do seu consumo entre os mais jovens. De acordo com dados do IBGE, 70% dos adolescentes entre 13 e 15 anos já experimentaram álcool. Somado a isso, propagandas exibidas em canal aberto, exprimem a ideia de que o álcool é algo bom e prazeroso. Como resultado disso, jovens adquirem maiores riscos de desenvolvimento de doenças hepáticas, alcoolismo e envolvimento em acidentes.    Dessarte, compreende-se portanto que ainda é possível salvar a geração Z. Para isso, caberá a escola o controle de presença dos alunos em sala de aula e, caso ocorra faltas recorrentes a comunicação com os pais. A família deverá criar laços afetivos maiores com constantes diálogos e passeios juntos. Não só isso, o governo poderá trabalhar para regulamentar a propaganda de bebidas juntamente com o Conselho Tutelar e, além disso, deverá coibir através de multas a mercados, restaurantes e lanchonetes a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. Assim, ter-se-á maior controle da geração em questão.