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Enviada em: 04/05/2017

A vida urbana contemporânea trás consigo uma velocidade nas relações, tanto de trabalho, quanto sociais nunca vista antes na história da humanidade. Esse dinamismo pode acarretar muitos problemas, entre eles o sedentarismo, pois a sociedade como um todo não pratica tanto exercício físico como antes, seja por falta de tempo na rotina, ou até mesmo falta de interesse.     A priori, podemos comparar o problema em questão com o pensamento de modernidade líquida do falecido sociólogo polonês Zygmunt Bauman, pois para ele, as relações humanas se tornaram frágeis e volúveis. Essa fragilidade se mostra evidente no cotidiano de quem vive em grandes cidades, quase todos os habitantes utilizam meios de transporte automotores para chegar de um ponto pra outro, optam por comer em redes de "Fast food" para otimizar o tempo e em seu momento de descanso preferem fazer qualquer coisa, menos atividade física.     A posteriori, os principais vilões desse problema moderno são as formas de entretenimento que não requer nenhum tipo de estímulo físico, como os jogos eletrônicos, celulares, computadores, entre outros. Porém, atualmente um jogo de realidade aumentada intitulado "Pokemon Go" que foge do modelo dos demais se tornou muito popular entre as pessoas, já que seu modo de jogo é justamente o ato de andar pela cidade para concluir objetivos.      Analisa-se, portanto, que a tecnologia pode sim ser uma grande aliada contra o sedentarismo, com medidas inteligentes como a criação de jogos e aplicativos que incentivem a prática de exercícios. Além disso, é necessário que se estabeleça uma parceria público-privada para a criação de mais ciclovias para que as pessoas possam utilizar mais desse meio de transporte, e, por fim, a criação de projetos de conscientização dentro das escolas, por meio de aulas de educação física ou biologia, para as doenças que esse problema trás.