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Enviada em: 05/05/2017

Ao longo da história, o ser humano procurou criar mecanismos e instrumentos que melhorassem a qualidade de vida. Entretanto, no presente contexto pós-moderno, percebe-se que os maus hábitos adquiridos com o advento das novas tecnologias comprometem a saúde do indivíduo e, ainda, criam uma relação de dependência com as facilidades proporcionadas por elas que é prejudicial à qualidade de vida.          Segundo a Organização Mundial da Saúde, o sedentarismo é o quarto fator que mais mata no mundo. Isso se deve ao fato de que esse está na raiz da maioria das doenças físicas e mentais que acometem o mundo, como a obesidade, a hipertensão, a diabetes e a ansiedade. Dentre as principais causas da falta de atividade física está a facilidade e o comodismo proporcionados pela tecnologia. Nesse sentido, o uso do carro para percorrer curtas distâncias; o entretenimento com as redes sociais, com as telenovelas, e, no público infantil, com ‘’videogames’’ e jogos em detrimento da prática de atividades físicas ilustram tal fato.            Além disso, a má alimentação é outro fator que intensifica o problema. O consumo de alimentos industrializados agrava, ainda mais, o quadro do sedentarismo. Nesse contexto, a escolha por esse tipo de alimento envolve a praticidade e o baixo custo em relação aos alimentos orgânicos e saudáveis. Outrossim, tais alimentos possuem baixo valor nutritivo e alto valor calórico e, ainda, alto teor de sódio e gordura, substâncias que podem desencadear doenças como a hipertensão e o infarto.          Diante do exposto, faz-se necessária a adoção de medidas que modifiquem esse panorama brasileiro. Em primeiro plano, a reeducação e a informatização são imprescindíveis para a mitigação do problema. Nesse caso, o Ministério da Saúde em concomitância da mídia podem criar campanhas educativas que instruam a população acerca das consequências do sedentarismo por meio da distribuição de cartilhas e da divulgação da campanha em rede nacional. A escola, por sua vez, deve, além de dar continuidade ao processo de informatização, estimular a prática de atividade física e a adoção de uma alimentação saudável. Isso pode ser feito por meio de gincanas esportivas e da escolha de alimentos saudáveis para serem vendidos na cantina, respectivamente. Por fim, a família tem papel fundamental na educação do que concerne ao uso da tecnologia. Portanto, é importante que os mais velhos sirvam de exemplo para os mais novos, usando os eletrônicos com parcimônia e em horários determinados.