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Enviada em: 12/08/2017

Os Complexos Penitenciários brasileiros possuem carácter de reeducação e reinserção social. Entretanto, é possível observar sua ineficácia tendo em vista que apenas 11% dos presídios no país dispõem de escolas em consonância com o grande número de detentos que mesmo depois de terem cumprido suas penas retornam as cadeias apenados por delitos ainda mais preocupantes.            Há uma super lotação nos presídios, segundo o Ministério Da Justiça, o Brasil detêm a quarta maior população carcerária do mundo e esse número vem aumentando de forma alarmante.  Por este motivo não há uma separação de celas que abriguem presos conforme as violações cometidas. Desta forma, as penitenciárias funcionam como escolas do crime. De acordo com o IPEA, um em cada quatro detentos voltam ás cadeias tendo cometido transgressões mais graves.                                          Para o político e ativista Nelson Mandela, a educação é a maior  e melhor arma para mudar o mundo. Os conjuntos prisionais deveriam prezar por ela, mas não é oque vem acontecendo. Isto o impossibilita de exercer um de seus principais que é a educação provando a ineficiência do sistema.       Portanto, é necessário  que o Judiciário contrate mais defensores públicos, juízes e promotores por meio de concursos  para acelerar o julgamento de processos. Já que 40% dos presidiários esperam os seus veredictos. Isto diminuirá a população carcerária para que seja possível dividi-las com base nos atos infracionais cometidos. Além disso, cabe ao Executivo investir em ONGs que criem escolas e cursos profissionalizantes nas cadeias. E também, fazer parcerias com empresas privadas por meio de isenção de impostos para que elas contratem ex detentos. Com estas ações o Sistema Prisional poderá realizar seu papel  de ressocialização e educação.