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Enviada em: 15/11/2018

"A tecnologia move o mundo". Com essa frase, Bill Gates inovou não só os modernos aparelhos eletrônicos, mas também a dinâmica da sociedade atual. Como é sabido, a novas tecnologias de celulares e computadores trouxeram facilidade ao acesso à internet. Ainda, plataformas de entretenimento foram amplamente divulgadas e aceitas pelo público, o que acarreta hoje na disseminação de informações desses usuários, e sua possível manipulação comportamental.       Nesse contexto, é notório que a exposição de informações como dados, gostos e preferências pessoais na internet, sem proteção alguma, é um perigo a segurança e privacidade do usuário, pois qualquer pessoa pode ter acesso e usar essas informações para relacionar e ter mais vantagem no poder de manipulação para induzir o consumidor a comprar certos produtos, por exemplo.       Além disso, uma das pautas da contemporaneidade é a discussão acerca da cultura da ostentação nas redes sociais, onde as pessoas divulgam sobre sua rotina de vida, e as ideias de padrão de vida e de beleza ideal, induzindo mais uma vez as pessoas a seguirem certos padrões que lhes foram apresentadas, mas que não sejam necessariamente o que elas querem. Problemática evidenciada no livro "A Sociedade do Espetáculo", de Guy Debord.         Dessa forma, é certo que a exposição de dados pessoais na internet é um problema, pois estamos vulneráveis a obediência influenciada, a cada vez menos tendo controle de nossas escolhas. Portanto, cabe à mídia e à sociedade o dever de proteger os diversos dados pessoais usados no acesso à internet em diferentes plataformas, bloqueando a gravação destes na rede, para que assim haja uma navegação segura. Assim, a privacidade do usuário e sua liberdade de escolha sobre as páginas que irá acessar, e qual jornal ler, não serão mais influenciadas por um banco de informações selecionadas pela rede. Logo, a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet não será mais eficaz, e assim manter o poder de decisão nas mãos do usuário.