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Enviada em: 19/05/2017

Liquidez política         Surgiu na Grécia Antiga e se tornou no Brasil o modelo político vigente: democracia indireta, a qual, segundo a Constituição da República, o poder emana do povo. Pesquisa-se, analisa-se e vota-se no candidato que melhor lhe representa. No entanto, com o crescente uso da tecnologia e das mídias, a disputa eleitoral se tornou desigual entre os candidatos, uma vez que, partidos políticos maiores e/ou mais populares possuem maior espaço dentro dos meios de comunicação e consequente maior acesso ao eleitorado, bem como maiores recursos econômicos para investir nas campanhas.            Segundo Bauman, tem-se uma sociedade de viajantes, isto é, nunca antes houve um acesso tão facilitado a outras culturas e ideias, seja ela feita por meio de viagens concretas, mídia ou pesquisas online. Porém, o acesso a esta cultura é distribuída de maneira hegemônica. Fato semelhante ocorre na política, visto que, há no Brasil cerca de 28 partidos políticos, será que todos tem o mesmo espaço na mídia? A resposta a esse questionamento ocorre ao se analisar quantos destes partidos são conhecidos pela população, possivelmente uma pequena parcela, aqueles que possuírem maior visibilidade perante os meios de comunicação.           Soma-se a isso o grande investimento financeiro que se faz necessário para subsidiar campanhas políticas, as quais, tem um forte poder de coerção social, conceito que, segundo Durkein, é a influência que o meio exerce sobre a formação ideológica individual. Sendo assim, essa disputa se torna inacessível a significativa parcela da população, que não usufrui de recursos econômicos para tais investimentos, que atualmente, se fazem imprescindíveis para carreira política, haja vista que, sem atingir o eleitorado se torna inviável a ocupação de determinados cargos políticos.        Torna-se evidente, portanto, a necessidade de melhor distribuição do espaço midiático entre os candidatos dos partidos, uma vez que, a publicidade se torna o único meio de atingir grandes parcelas da população, o que é fundamental em uma democracia indireta. Isso se daria através da proibição de investimentos de empresas privadas em campanhas políticas analogamente a igualitária distribuição de recursos com fins publicitários. Desta forma, cabe uma ação conjunta entre poder legislativo, executivo e judiciário, a este caberia a devida punição, a esse a garantia do comprimento da legislação e aquele a criação dessas leis.