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Enviada em: 22/05/2017

Desde o Iluminismo e, posteriormente, a Revolução Francesa, o caráter participativo acentuou-se expressivamente nas sociedades mundiais. Isso corroborou para que a tecnologia gerasse impactos significativos na democracia brasileira. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser neglicenciados, como a falta de criticidade do tecido social brasileiro em meio a propagação de notícias falsas e a ausência de inclusão digital nas escolas.   Em primeira análise, cabe pontuar que a escassez de avaliação dos navegadores em redes sociais acaba ocasionando no novo fenômeno virtual o ''hoax'' termo usado para designar boatos que se espalham na internet baseado em informações incompletas na tentativa de validá-la gerando especulação. Quando o sociólogo Durkheim afirma, que a sociedade pode ser comparada a um ''corpo biológico'', por ser, assim como este, compostas por partes que interagem entre si. Caberia a cada brasileiro perceber que a disseminação dessas noticias é efetivada devido a incompreensão de algumas pessoas em analisar o conteúdo de maneira crítica.    Ademais, convém frisar que o papel da escola em integrar os alunos ao acesso a internet proporciona uma alfabetização virtual, já que muitos não podem ter acesso a internet em casa. Uma prova disso é a criação pelo o Governo Federal do Programa Nacional de Informática na Educação em 1997, com o objetivo de promover o uso da telemática como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. No entanto, vale ressaltar que essa prática não está sendo realizada, desprovendo assim os alunos dessa inclusão.   Portanto, medidas são necessárias para atenuar a problemática. È imprescindível que os cidadãos brasileiros possam discernir as notícias nas redes sociais,cabe aos fundadores das comunidades como Facebook e Twitter, uma maior segurabilidade para que essas informações não sejam expostas. Além disso, é essencial que o Governo Federal fiscalize os Governadores e Prefeitos de cada Estado para que o Programa Nacional de Informática na Educação seja válido nas escolas de ensino básico proporcionando uma melhoria na educação informativa fazendo que esses estudantes aprendam a viver em rede. Logo, poder-se-á afirmar que a pátria educadora oferece mecanismos exitosos para que os impactos na democracia através da tecnologia sejam positivos.