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Enviada em: 23/05/2017

Embora a tecnologia esteja sendo uma ferramenta importante no cotidiano da sociedade, ainda é necessário avanços para que esta ferramente de fato atinja o alcance que possui. Promover uma educação digital nas escolas e um apoio midiático na divulgação de orientação tecnológica podem ser alternativas que otimizem esse contexto e seus desdobramentos sociais, inclusive na democracia.       Já é fato que cada vez mais os aparatos tecnológicos estão inseridos na sociedade, logo incrementá-los na educação das crianças e jovens se desvela como estratégia necessária e visionária. Ao passo que podem ser utilizados meios tecnológicos no próprio processo de ensino- aprendizagem, o Ministério da Educação poderia criar uma disciplina pautada em todo os aspectos que envolvem o mundo digital. Ainda nessa premissa, as escolas poderiam estar abertas em horários alternativos e convidar os pais e responsáveis para participar de tal disciplina aproximando os mesmos das escolas e propiciando uma educação digital para todos.       A mídia por sua vez pode ter uma função fundamental no cenário tecnológico, sobretudo na divulgação de informação ética e verdadeira dos fenômenos que envolvem as ferramentas digitais. É cada vez maior o número de mobilizações sociais que aconteçam por meio de aparelhos tecnológicos e isso implica em mais pessoas interagindo digitalmente, principalmente por redes sociais,  e a democracia cada vez mais se tornando digital. Explicitar, midiaticamente, como usar esses recursos e de que modo saber se as fontes do que está sendo veiculado é real ou não acaba sendo um compromisso social da mídia.       Com base no exposto portanto, admite-se a ideia de uma possível parceira entre os Ministérios da Educação e Cultura juntamente com o das Telecomunicações no intuito de elaborar um plano ações educacionais, tanto na escola como por meio da mídia, para que as manifestações sociais- e digitais- fortaleçam o conceito de democracia e não a tornem vulnerável diante das fragilidades oriundas do mal uso da tecnologia.