Materiais:
Enviada em: 29/05/2017

A palavra "democracia” em uma de suas definições é tida como o “governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania”. Outra definição salienta que a democracia é um “governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas (...)”.         Por um lado, a popularização da internet e a democracia parecem ter uma relação de causa-consequência, aliás, as redes e suas matrizes, se tornam um incentivo para o advento democrático, quando aproximam a população de suas formas de governo.           Ainda nesse contexto, há uma grande facilidade para se acompanhar as diferentes esferas dos poderes com o auxílio digital, quando a mesma faz uma ponte entre a participação civil na condução do agir público.          Por outro lado, a internet também tem grande potencial publicitário em decisões, usando como exemplo o caso Obama, ou "candidato 2.0”, no qual o marketing digital do ex presidente dos EUA fez tanto sucesso que teve considerada influência nos resultados das eleições.             Portanto, nos novos tempos, é necessária uma grande atenção para com as novas formas de disseminação de informações.  O poder público em suas diferentes esferas, devem, por meio de ações publicitárias (com panfletos e comerciais) vincular para a população os endereços dos portais de transparência com videos ou textos informativos para facilitar o acesso do público em geral. Em suma, o cidadão deve verificar e ficar atento à todos os meios informativos de gastos públicos através de tais acessos. Além de que, em tempos de eleição, é dever da cidadania, verificar a veracidade das informações vinculadas, além de denunciar aos orgãos competentes quando cientes de irregularidades em qualquer destes portais e redes.