Materiais:
Enviada em: 13/09/2017

É notado na sociedade brasileira um novo conflito social: a transfobia. O indivíduo que nasceu como homem ou mulher, se identificou com o gênero oposto e optou por usa-lo é conhecido como transexual, e, apesar dessa ação ter se tornado comum na sociedade atual, ainda existem preconceituosos contra esse grupo. Isso ocorre devido a falta de conhecimento sobre transexuais , e o medo contra o que está fora dos padrões.       É indubitável que o desconhecimento sobre esses novos grupos sociais são principal causa para o preconceito. Segundo Zygmunt Bauman, vivemos num período compreendido como "modernidade líquida", na qual os valores morais da sociedade estão em constante transformação, assim como os líquidos. Nesse âmbito, boa parte da população não consegue aceitar a inserção de novos valores, e novas modalidades de gênero, isso combinado ao desconhecimento populacional acerca de transgêneros acaba criando uma nova modalidade de preconceito:a transfobia.       A palavra transfobia pode ser fatorada em duas vértices: "trans", que se refere aos grupos transgêneros e "fobia", que se refere ao medo exagerado e irracional a algo. Essa palavra entrega por si só um dos fatores para existir o preconceito contra esse grupo: o medo irracional. Os grupos transgêneros são constantemente alvos de ataques preconceituosos devido ao medo do diferente, e a dificuldade duma população conservadora como a brasileira em se adaptar a valores diferentes dos tradicionais homem e mulher.       Por fim, deve-se combater esse preconceito, ensinando a população sobre os transexuais e desconstruindo preconceitos. Cabe à mídia deve criar campanhas que incentivam o combate a transfobia, ensinando a população sobre os transgêneros, visando familiariza-los a sociedade. O Ministério Público, por sua vez, deve promover ações contra indivíduos que realizem atitudes transfóbicas, aumentando a fiscalização e punindo cidadãos transóbicos. O Ministério da Educação pode inserir junto as aulas de filosofia e sociologia debates sobre esse assunto, na qual professores podem utilizar da dialética platônica, desconstruindo esses pré-conceitos por meio do questionamento e remodela-los de forma tolerante.