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Enviada em: 15/10/2017

O filme "A garota dinamarquesa" retrata a história de uma das primeiras pessoas a realizar uma cirurgia de mudança de sexo, incluindo as descobertas e preconceitos sofridos. A transfobia, além de também estar presente na sociedade brasileira, é responsável pela morte de inocentes, tornando-se essencial o seu debate. Fatores de ordem discriminatória e informacional caracterizam a problemática.     Estatisticamente, o Brasil é um dos países que apresenta o maior índice de crimes cometidos contra a comunidade LGBT. Tal realidade tem como causa a forte intolerância presente na sociedade, que somada com a alta violência do país, resulta em dados alarmantes de mortes dessa minoria. Dessa forma, assim como defende o filósofo Voltaire, há uma necessidade de tolerância mesmo que exista divergências entre as pessoas.      Outrossim, a falta de conhecimento da população acerca dos trans dificulta os avanços para a sua maior aceitação social. Uma vez que muitos não são informados sobre o assunto, eles tendem a criar estereótipos e a desenvolver uma postura preconceituosa. Logo, a novela "A força do querer" está desenvolvendo importante papel, a partir da personagem Ivana, a qual não se sente parte do universo feminino, de retratação de um tema que faz parte da realidade do país.      É notória, portanto, a relevância de fatores de cunho discriminatório e informacional na temática supracitada. Nesse viés, cabe à escola, em parceria com a família, o papel de desenvolver nas crianças a capacidade de aceitar as diferenças de cada um. Tal medida pode ser efetivada a partir de trabalhos dinâmicos, debates em sala, palestras e diálogos esclarecedores. Ademais, é preciso que o governo sancione uma lei que determine a LGBTfobia como crime, com o intuito de mostrar para a população a gravidade e a inadmissibilidade do problema. Por fim, cabe à mídia promover campanhas contra esse preconceito e incentivando a aceitação, principalmente, por parte da família. Tal proposta pode ser realizada por meio de anúncios e propagandas nos meios de comunicação.