Materiais:
Enviada em: 10/10/2018

Desde o iluminismo,entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.No entanto,quando se observa a questão da dependência tecnológica entre os jovens no país,verifica-se que esse ideal iluminista é contestado na teoria e não desejavelmente na prática,e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país.Nesse contexto,torna-se clara a presença do uso compulsivo da tecnologia,bem como a facilitação de atividades cotidianas,que contribui para a persistência dessa problemática em nossa sociedade.    É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema.Tal fato se reflete nos escassos investimentos governamentais,em qualificação profissional e em melhor suporte psicológico,medidas que tornariam o ambiente social muito mais coeso e saudável para os cidadãos.Por consequência de tal compulsão,o que implica em toda atividade que ultrapassa o necessário,e que é notada pelas consequências que são : baixo rendimento tanto na escola quanto no trabalho,isolamento social e a abstinência.  Outro ponto relevante,nessa temática,é a facilidade que a modernidade traz que ainda é agente ativo na manutenção e potencialização do vício em tecnologia entre a população brasileira frente à sociedade.Contudo,é fundamental pontuar que a falta de atividades físicas-que é o sedentarismo-é "o mau do século".Hoje é comum,por exemplo,ver cada vez menos jovens procuram brincadeiras antigas e/ou a prática de esportes para passar o tempo.Comparava-se isso com o aumento da obesidade no Brasil,e que uma das consequências é a facilidade que a modernidade trás,e a importância que é dado ao eletrônico.Pois,de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman sobre a liquidez da modernidade,as relações entre os indivíduos e o ambiente estão cada vez mais fluidas e menos concretas.   É evidente,portanto,que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor.Destarte,cabe à sociedade,em parceria com a mídia,a fim de buscar conscientizar,disseminar,nos meios de comunicação,propagandas que mostrem aos cidadãos o que o uso exacerbado da tecnologia pode causar.Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire,a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo.Ademais,o Ministério da Educação(MEC) deve instruir,nas escolas,palestras administradas por psicólogos,que discutam o combate ao vício tecnológico,a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras,assim como na alegoria da caverna de Platão.