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Enviada em: 20/12/2018

É inegável que a Terceira Revolução Industrial ocasionou mudanças nos meios de comunicação e de interação social da população mundial.Entretanto,atualmente,diversos setores e faixas etárias da sociedade estão viciados em jogos onlines,redes sociais e celulares.Desse modo,faz-se necessária uma reavaliação  do vício em tecnologia,diante dos riscos ocasionados pela superexposição online dos usuários e as consequências sociais e emocionais ocasionadas para o indivíduo e para a sociedade.      Em primeiro plano,desde de 2017,a Organização Mundial de Saúde (OMS),classifica a obsessão por jogos eletrônicos como um dos problemas de saúde mental,visto que o indivíduo afetado perde o interesse por outros setores da vida.Nesse sentido,uma pessoa afetada pelo vício em tenologia pode passar horas divulgando sobre sua vida nas redes sociais,jogando jogos e navegando pela rede.Com efeito,essa superexposição de dados acarreta em perigos online,dado que criminosos da web podem unir informações,rastrear o endereço e utilizar o vício da pessoa para obter vantagens econômicas,chantagear e divulgar conteúdos pesquisados pela vítima.Dessa forma,trazendo exposições e divulgando materiais privados que podem prejudicar socialmente e mentalmente o usuário.          Nesse contexto,de acordo com relatórios da OMS,cerca de 3% da população mundial está viciada em jogos eletrônicos e redes sociais.Nesse cenário,o indivíduo afetado pode sofrer com ansiedade e estresse por ficar longe de aparelhos conectados na rede.Além disso, é importante ressaltar que as crianças e adolescentes são os principais afetados pelo vício em tecnologia,devido ao grande número de jogos,sites e videos direcionados aos temas de interesse dos jovens.Ademais,o vício em tecnologia pode afetar as relações reais da pessoa afetada,visto que o vício ocasiona na pessoa: isolamento social,irritabilidade e sensação de insegurança quando desconectado do ambiente virtual.            Torna-se evidente,portanto,que é necessária uma reavaliação do vício em tecnologia diante dos seus efeitos para a sociedade.Desse modo,é necessária uma ação conjunta de todos os setores sociais para evitar a propagação desse vício entre a comunidade,principalmente,entre os jovens e adolescentes.Dessa maneira,é função da OMS organizar campanhas informativas para serem divulgadas nos canais de televisão,internet e rádio para alertar sobre os riscos e efeitos negativos ocasionados pela superexposição e pelo vício em tecnologia,com efeito de informar e disponibilizar ajuda para os viciados em tecnologia.Além disso,os núcleos tecnológicos devem criar aplicativos para rastrear criminosos online para impedir a propagação de crimes onlines.