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Enviada em: 12/03/2019

No limiar do século XXI, a dependência da tenologia é um dos principais problemas sociais que o Brasil foi convidado a administrar, combater e resolver. Tal problemática tem como alicerce dois fatores: o constante bombardeio de novas tecnologias que o consumidor enfrenta diariamente, e a falta de medidas que tenham como objetivo educar o cidadão a utilizar as novas tecnologias de forma adequada.             A Terceira Revolução industrial esta trazendo consigo um vasto leque de novas tecnologias, que possibilitam que o ser humano realize tarefas até então árduas, ou simplesmente impossíveis, como por exemplo manter dialogo instantâneo com alguém no outro hemisfério do globo. Tais tecnologias se alastraram pelo os cinco continentes em tempo recorde. Mas tal alastramento teve como catalizador a mídia que serviu como trilhos, para que a tecnologia chegasse em países esquecidos pela população mundial, como a Libéria que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) é o quarta país mais pobre do mundo. Entretanto a mídia também é um dos fatores que concebe o vício pela tecnologia, já que a mesma acanhoa os telespectadores diariamente com propagandas de novas tecnologias, o quê faz com que o cidadão esteja constantemente buscando forma de adquirir tais tecnologias.             Entretendo devemos salientar o fato de que a falta de conhecimento é outro fator que cumina na dependência tecnológica, já que o Brasil é órfã de qualquer tipo de campanha conscientizadora sobre o uso das novas tecnologias. A escassez de informações torna o cidadão leigo em relação aos malefícios que tais inovações trazem consigo, isso tem como produto pais que deixam seus filhos ficarem grandes períodos de tempo em frente a computadores, Smartphone ou tablets, estimulando o crescimento do vício.          Diante aos fatos supracitados se vê que tal situação deve ser imediatamente resolvida. O Ministério das Comunicações deve coibir que as grandes empresas tecnológicas bombardeie o telespectador com propagandas repetitivas, criando leis severas que punam com multas de valor elevado a companhia que exibir propagandas em horários nobres, como o intervalo do Jornal Nacional. Mas também é dever do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da saúde conceber campanhas que conscientizem os cidadães sobre os perigos das novas tecnologias.