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Enviada em: 25/06/2017

Atados à ilusão       Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp. Esses são alguns dos famosos aplicativos que preenchem celulares. Seria perfeito, caso não fosse trágico ao analisar o impacto desse tipo de mídia, internet, em nossas vidas. E que infelizmente a dependência tecnológica está longe de acabar. Isso porque há uma realização de desejos pessoais, assim como a crescente persuasão estabelecida pela indústria comercial. Desse modo, convém buscar caminhos que contornem esse dilema no mundo contemporâneo a fim de evitar futuros problemas.             Antes de tudo é importante destacar a tendência na atualidade: o suprir de um vazio. Não é recente que se presencia um grande culto à felicidade virtual - sons, cores, sorrisos que transmitem o perfeito. No entanto, a complicação reside em justamente buscar a satisfação em algo tão vago e muitas das vezes incerto. Utilizando da análise do consagrado sociólogo Zygmunt Bauman sobre modernidade líquida, é possível inferir que vivemos ao mesmo tempo em uma multidão bem como na solidão. As muitas horas onlines, as milhares de curtidas e comentários nos revelam revela um comportamento contemporâneo comum de dependência, de busca de satisfação e aceitação que mais tarde torna-nos engessados em nossos relacionamentos pessoais.       Além disso há o famigerado discurso consumista que influencia no comportamento do consumidor. As inovações tecnológicas atraem com a promessa sedutora de modernidade e praticidade atribuída ao objeto. Tal ação é facilitada ainda com o Ciclo de Obsolescência Programada (COP), iniciada na época do Toyotismo pelo então Alfred Sloan em programar a não funcionalidade do produto. Não obstante a estratégia vigora muito bem até hoje, o qual o consumidor é compelido a trocar uma mercadoria recente por outra ao se deparar com sua durabilidade finita.        Dessa maneira, fica claro portanto, que a tecnologia pode tornar-se empecilho caso não bem administrada e que seu uso em demasia deve ser discutido. Para isso é indispensável que instituições da Educação incentivem a prática de atividades extras e que privilegiem o contato social desde a infância nas novas gerações. Importante salientar o papel familiar em incutir bons hábitos que favoreçam na formação moral dos indivíduos. A mídia  em parceria com o marketing empresarial-comercial  pode difundir informações a cerca do problema para minimizá-lo. Só assim, consoantes essas medidas o uso da tecnologia será equilibrado.  A ponto de não estarmos atados a uma espécie de ilusão comparável assim como Platão afirmava sobre o Mito da Caverna - aprisionados na caverna se contentando com meras sombras de seu mundo inteligível que julgavam ser deduções reais.