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Enviada em: 18/08/2017

De acordo com o livro, amor liquido de Zygmunt Baumam a geração atual vem sofrendo reações adversas por conta da liquidez gerada no último século e agravada principalmente por constantes avanços tecnológicos que aproximam o homem das máquinas. Fato esse que tem contribuído para que o homem se torne cada vez mais dependente da tecnologia, principalmente os jovens.       Segundo o escritor Jaak Bosmans "A globalização encurtou distâncias métricas e alongou distâncias afetivas." Indubitavelmente, é perceptivo que houve encurtamento de relações sociais em geral com o nascimento das redes sociais e o uso demasiado das mesmas. Segue-se uma tendência nacional e mundial que inclusão social é participar de todos os meios online de comunicação. Porém a interação limitada apenas as máquinas tem atingido um público que ainda está em fase de maturação social e mental, e por conseguinte, gerando altos índices de ansiedade e depressão entre jovens. Problemas esses que levam ao distanciamento de relações afetivas, o que prejudica diretamente o relacionamento entre país e filhos, escolas e alunos e principalmente, corrompe o modo do jovem - que é o futuro da nação - ver o mundo ao se redor.         Comumente a exclusão social, o período da adolescência é formado por descobertas e alterações comportamentais que acontecem naturalmente. Contudo, o uso excessivo de celulares, tablets e computadores tem acelerado o desenvolvimento do jovem, uma vez que ele está em contato direto com informações e experiências online que só receberiam quando estivessem mais maduros. No ano de 2016 um jogo online chamado Baleia Azul, que incitava seus jogadores ao suicídio, ganhou seguidores no mundo inteiro, principalmente jovens que em grande parte sofriam de ansiedade e depressão, ocasionadas por problemas familiares e principalmente, dependência em tecnologia.  Já que o isolamento afetivo acontece naturalmente quando se passa muito tempo na internet.       Logo, medidas preventivas para resolver parte do problema podem ser tomadas como, campanhas realizadas por escolas, tendo como público alvo crianças e adolescentes alertando-os das consequências do uso excessivo de tecnologias, e gerando assim, um temor de que o exagero nas redes sociais pode gerar problemas psicológicos que levam a fins trágicos se não tratados. Também, as próprias redes sociais podem lançar campanhas para seus consumidores, falando dos malefícios de usar de forma indevida seus serviços, fazendo com que um número maior de pessoas, não só os adolescentes sejam alcançados por tais informações.