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Enviada em: 14/09/2017

Equilíbrio digital             TEMA:Geração smartphone: os efeitos dessa tecnologia no cotidiano do jovem        Os smartphones, em pleno século XXI, dominam as pessoas devido a inúmeras funções que tem a oferecer, seja como meio de comunicação, informação ou entretenimento. Em se tratando dos jovens, que estão entre os usuários mais propícios ao uso de tecnologias digitais, percebe-se que os efeitos desta prática podem ser tanto positivos quanto negativos. Nesse sentido, é de suma importância avaliar tais impactos de forma a evitar seus possíveis malefícios.        ``Um mal necessário``, é assim que muitos avaliam o uso dos celulares, já que esta tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. No entanto, quando se fala em educação, é inegável a influência que estes dispositivos tem no processo de ensino-aprendizagem, quando acompanhadas e bem orientadas podem proporcionar uma infinita fonte de transmissão conhecimento, desde pesquisas, informações e até mesmo interatividade com o material escolar propiciando mais interesse aos alunos. No entanto, se é um mal, não deveria ser tão necessário assim a ponto dos jovens se tornarem dependentes dessa tecnologia.      Nesse sentido, é possível fazer uma analogia com um conceito da biologia chamado simbiose, devido a relação de dependência estabelecida pelos usuários com o telefone celular. Nesse viés, transtornos comportamentais podem se desenvolver, quando o tempo de uso dessa ferramenta tecnológica prejudica a realização das atividades cotidianas da pessoa e interfere em suas relações sociais e familiares. Prova disso, são inúmeros casos de jovens deprimidos e isolados, que mesmo conversando com pessoas a todo momento, seja por mensagens ou seja por redes sociais, não estabelecem um contato humano, pois esta interação é via máquina. Desse modo, essa dependência pode gerar ansiedade, falta de concentração e até mesmo impedir a criação de relacionamentos duradouros.       Portanto, avaliar os impactos do uso de smartphone possibilita prever possíveis soluções aos prejuízos do uso em demasia deste aparelho. Nesse sentido, faz-se necessário que  as instituições escolares possam integrar esta tecnologia para fins didáticos desde a educação infantil, no entanto devem estabelecer uma discussão democrática entre os alunos para gerar um acordo sobre quando e onde usá-los, estimulando um uso consciente e equilibrado. Além disso, a mídia pode contribuir com propagandas que alertem os principais transtornos e sintomas causados pelo uso excessivo do celular, permitindo que os pais possam detectar essas possíveis alterações de comportamento em seus filhos. Dessa forma, será possível estabelecer uma relação mais saudável e vantajosa para o usuário.