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Enviada em: 15/02/2019

Com a industrialização brasileira, houve um grande aumento da população urbana.Isso provém do êxodo rural que atraiu trabalhadores pelas ofertas de emprego das indústrias,e melhores condições de vida.Porém, parte dessas pessoas não conseguiram moradia nos centros urbanos,sendo forçadas assim, a morarem em regiões periféricas,aumentando o número de aglomerados.Logo, esses fatos agravaram ainda mais a segregação espacial no Brasil, que ocorre devido ao processo acelerado de urbanização e a ineficácia do poder executivo em exercer políticas públicas.  No que conserne à problemática,foi nos primeiros anos da década de 1960 que a população urbana do Brasil superou o número da população rural,aumentando também a desigualdade social.Segundo o jornal EL PAIS, somente os 10% mais ricos correspondem a mais de 51% da desigualdade de renda total do país.Esses dados demonstram que apesar da grande massa populacional,ainda há uma exclusão econômica e social de pessoas com baixa renda e que apenas uma pequena parte dos brasileiros são beneficiados, deixando claro que a cidade não exerce equidade para todos.   Ademais é garantido pela Carta Magna de 1988 o direito a saúde e a educação.Porém, o poder executivo é falho em cumprir estas leis nas periferias do país. Como exemplo, publicado pelo jornal folha de São Paulo, além das dificuldades com transportes públicos e acesso a escolas, com a retirada dos médicos cubanos das favelas, só dificultou ainda mais o acesso a saúde, pois, são poucos os médicos brasileiros que se disponibilizam em atender nessas áreas.   Dado o exposto, medidas devem ser tomadas para minimizar a problemática. Para tal fim, o Governo Federal deve fazer parcerias com empresas rodoviarias para que disponibilizem ônibus diários para as populações periféricas com destino à instituições de ensino, postos de saúde e centros das cidades a fim de diminuir o ditanciamento dessa população à políticas públicas. Assim, com a realização do proposto, será o primeiro passo para diminuir a desigualdade social no meio urbano atual.