Materiais:
Enviada em: 30/07/2018

A Declaração Universal dos Direitos Humanos ,promulgada em 1948 pela ONU, assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social.  Nesse sentido, percebe-se que essa realidade não faz parte da vida dos universitários brasileiros, dado que, constantemente, jovens são vítimas de violência devido não só a negligência governamental, mas também a intolerância intríseca ao homem.     Convém ressaltar, a princípio, que a intolerância é o motor das agressões físicas, verbais e psicológicas. Segundo o filósofo Voltaire em seu livro '' O tratado sobre a tolerância '', o ser humano possui dificuldade de aceitar aquilo que é diferente do que ele acredita ou julga ser o ideal. Por conseguinte, certos gêneros, que não seguem os ''padrões'' determinados pela maioria se tornam alvos de agressão, como é o caso dos negros, homossexuais, transexuais e mulheres, o que gera universidades arcaicas, desiguais e exclusivas.        Outrossim, a Constituição Federal de 1988 assegura o direito à educação a todos os cidadãos, porém o Poder Executivo não efetua esse direito, uma vez que não são todos os gêneros que possuem comodidade dentro das universidades. Isso decorre da falta de segurança, em consequência do baixo número de profissionais que prestam apoio aos estudantes e da precária fiscalização dos campos estudantis, em que os universitários são, praticamente, unanimidade nas instituições, o que deixa as minorias à mercê dos agressores. Dessa maneira, facilita-se as ações de violência e intolerância, a qual concebe uma sociedade em que a educação não é para todos, o que forma uma espécie de ''apartheid'' educacional.         Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver a problemática em questão. Em razão disso, cabe ao MEC, em conjunto com o Ministério Público Federal, a formação de profissionais especializados em segurança pedagógica, por meio da criação de cursos técnicos, com o intuito de garantir a integridade de todos os gêneros. Destarte, será possível atingir o ideal social e educacional proposto pela ONU.