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Enviada em: 31/08/2018

Atuando conforme a Lei da Inércia dita por Newton, ao qual um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele mudando o seu percurso, a violência de gênero é um problema que persiste nos ambientes acadêmicos do nosso país, culminando em consequências tanto às vitimas quanto às instituições de ensino. Neste contexto, discussões no que tange ao tema se fazem necessárias, a fim de reverter à situação atual.   A figura feminina vivencia um comportamento social machista desde a antiguidade, tendo em vista que na Grécia seu papel na sociedade era pertinente somente para fins domésticos e procriação, sendo excluída do ambiente social. A problemática atual se mostra intensa, uma vez que a violência se faz presente até mesmo nos ambientes de alto teor intelectual e de suposta ‘’segurança’’, promovendo a sensação de medo entre as estudantes que se veem no papel de vitimas em potencial.   De acordo com Aristóteles, a politica deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que esta harmonia não ocorre na prática, haja vista que s instituições de ensino de nosso país se mostram despreocupadas com o combate à problemática, ‘’manchando’’ a imagem social da instituição e as leis vigentes que possuem o objetivo de assegurar tal justiça às vitimas serem ineficientes.   Mediante os fatos supracitados, a persistência a violência de gênero, que tanto assola as universitárias do nosso país deve ser combatida. Cabe ao Ministério da Educação, aliado aos órgãos de segurança pública do país, a intensificação da fiscalização ao redor e dentro dos campus universitários por meio de rotas, a fim de assegurarem a segurança das estudantes ao circularem na universidade. Ademais, deve implantar pontos de ajuda à vitima, vinculados a organização especializadas no assunto, ampliando assim os meios de denuncias. Desse modo, espera-se que uma mudança de percurso do problema ocorra até sua total extinção.