Materiais:
Enviada em: 26/09/2018

A partir da 3ª geração dos Direitos Humanos consolidada no início do século XX, as prerrogativas reivindicadas por minorias começaram a ganhar força, mesmo diante de uma população machista e conservadora que ainda se estabelece na sociedade. As instituições educacionais, mais propriamente as universidades, -local onde encontra-se um grande intervalo de idade e distinções-, são propícios à atos injustos e violentos contra essa minoria que precisam ser discutidos e solucionados.  Para o sociólogo Émile Durkheim, a escola é uma das instâncias da socialização, logo, é necessário que haja não apenas conteúdo, mas a projeção de uma vida social. Entretanto, é visível que nos modelos educativos atuais, esses métodos mostram-se ineficientes, tendo em vista, por exemplo, que 42% das mulheres já sofreram algum tipo de violência em universidades. Tal atitude demonstra o sucesso de uma estereotipação originada de séculos de patriarcalismo, onde o estigma da mulher como sexo frágil e o ideal de superioridade masculina são padrões acentuados.  Em segundo lugar, é importante ratificar que, embora o Código Penal Brasileiro, na teoria, criminalize amplamente ações que lesem a integridade de outrem, tais atitudes são difundidas pela falta de identificação de vítimas e agressores, causadas por medo ou ameaças. Todavia, destaca-se a utilidade de meios tecnológicos que agem como catalizadores através da repetição ostensiva, que só torna o problema mais visível, porém pouco elucidado devido às medidas de ações afirmativas ineficazes.   Fica claro, portanto, que o transtorno causado pela temática deve ser significativamente solucionado. Para tanto, é necessário que o Ministério da Educação, através de ações afirmativas, promova atendimento psicológico às universidades, a fim de proporcionar mais liberdade e tranquilidade aos estudantes; e que o policiamento trabalhe com mais eficiência a partir do Departamento Policial, para que as vítimas não sejam intimidadas e sintam-se mais seguras em seu ambiente educacional.