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Enviada em: 31/10/2018

"O mais alto nível de educação é a tolerância". Esse aforismo, atribuído a Platão, condensa uma perspectiva interessante. No entanto, ao avaliar que existem universitários de alta proficiência acadêmica estuprando universitárias, fica claro que a citação não é generalista. Isso é, não necessariamente educação formal significa respeito. Revela-se evidente, então, que a violência de gênero não se restringe a locais marginalizados.       Logo, por mais que existam refinamentos éticos, como o imperativo categórico kantiano, que estipula ser correto seguir uma conduta capaz de gerar apreço universal; não significa que tais conhecimentos éticos decerto levarão o indivíduo a um comportamento moral. Por isso, educação por si só não é o suficiente, pois é obviamente possível que a pessoa opte pela via imoral. Ainda que a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Brasileira de 1988 aleguem direito à segurança pessoal, é evidente que uma violação desse direito pode ocorrer. Então, uma questão muito relevante, além da prevenção, é o vértice da reação a esse crime.       Contudo, para reagir ao delito, é preciso comprová-lo. Naturalmente, o que deve ser feito é reparar a situação da vítima e punir o agressor. Mas antecedendo a isso é preciso um meio para identificar e para prevenir tais violações. Por exemplo, um sistema de videomonitoramento completo, além de fornecer provas cabais, também é eficiente para coibir os abusos sexuais. Essa prevenção e essa punição são a materialização da ideia de "Vigiar e Punir" do filósofo Michel Foucault. Trata-se, provavelmente, do enfrentamento mais contundente e imponente para a questão.       Ao exposto, depreende-se que uma via extremamente poderosa para enfrentar a atrocidade do estupro nas universidades é o investimento em sistemas de videomonitoramento em todas as áreas dos campi. A fim de coibir e de identificar esse grave problema, essa solução é perfeitamente aplicável. Para tanto, o Ministério da Educação deve implantar centrais de videomonitoramento em todas as universidades públicas, bem como exigir que todas as universidades particulares façam o mesmo.