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Enviada em: 11/06/2017

De acordo com as teorias contratualistas, a violência é o estado de natureza anterior à sociedade civil. No entanto, esse comportamento primitivo ainda é uma realidade nos dias de hoje. Ao analisarmos as ocorrências de manifestações violentas em estádios de futebol, é possível perceber a existência de dois fatores comuns na maioria dos casos: bebidas alcoólicas e ação por impulso.       Em primeira análise, o comércio de bebidas alcoólicas é um fator preponderante para a fomentação dos conflitos. A venda de álcool nos estádios tinha sido proibida em 2008, entretanto, durante a Copa do Mundo de 2014, voltou a ser consumida e alguns Estados brasileiros liberaram após o evento. Em matéria do jornal Estadão, a proibição de cerveja diminuiu em até 70% os casos de práticas violentas nesse ambiente esportivo. Entende-se, então, que a ingestão de álcool afeta o senso crítico e racionalidade dos torcedores.      Consoante, a ação por impulso, a qual muitas vezes é agravada pela ingestão de álcool, leva as pessoas a se arrependerem logo depois de terem cometido o ato violento. Noticiado no Portal G1, um rapaz foi morto ao final de uma partida de futebol por outro torcedor que teria  arremessado um vaso sanitário em sua cabeça. Durante o julgamento da acusação, o réu confessou arrependimento sobre o caso.Segundo Alexander Pope, poeta britânico do século XVIII, quem ama fortemente, também no ódio é violento. Haja vista a paixão que alguns indivíduos têm pelo clube, é possível perceber o ódio prevalecer em detrimento do amor ao próximo.       Faz-se necessário, portanto, a proibição de bebidas alcoólicas em jogos oficiais. Para isso acontecer, as prefeituras, em parceria com a CBF e outras Federações  estaduais, além da Polícia Militar, devem selecionar por meio de licitações os vendedores atuantes nos dias de jogos, o que facilita o controle da venda do produto. Também, aumentar a fiscalização a fim de que pessoas não entrem nos estádios com latinhas de cerveja ou algo parecido ilegalmente. Já como forma de conscientização, campanhas midiáticas são de fundamental importância para propagar a ideia de ser mais racional e agir cautelosamente em situações do dia a dia. Em uma campanha mais específica, referente à violência nos estádios, o apelo dos jogadores conhecidos de grandes times dará mais relevância e será mais bem recebida pelo público alvo. Dessa forma, realizar-se-á uma mudança no cenário.