Violência urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.A frase do renomado filósofo francês Jean-Paul Sartre, nos permite pensar nos dias atuais, sobre como a violência urbana no Brasil representa um problema a ser enfrentado de forma mais organizada pela sociedade brasileira.Visto isso, analisemos suas principais características.
      Em primeira análise, falemos sobre como a questão racial tem influenciado nessa violência. Segundo o jornal Folha de São Paulo a taxa de violência contra os negros é mais do que o dobro da de brancos no país, que resulta em homicídio na maioria das vezes. A frase "É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito enraizado" do físico alemão Albert Einstein nos permite fazer alusão sobre como o racismo é um dos principais causadores dessa violência, que é uma consequência da escravidão no Brasil no século XVI onde os negros não tinham direito a nada, se não apanhar e trabalhar.É inaceitável que o país continue com esse pensamento retrógrado, agredindo uma pessoa pela cor  ou raça.
       Outro fator existente, é a ausência de programas governamentais que ajudem a combater essa violência, vemos pessoas agredindo outras por se acharem superiores quanto a cor, e isso resulta em um peso terrível para a população negra brasileira, que se sente diminuída por ver que quem mais sofre agressão é a sua raça, a consequência disso é a revolta, que acaba gerando ainda mais agressão. É inadmissível que meio a tantos relatos de agressão, a população brasileira juntamente com o governo não se mobiliza contra esse tipo de atitude que vem acabando com o nosso país.
      Desse modo,  a violência urbana requer medidas mais efetivas para ser erradicada no Brasil. Portanto, o governo federal, deve criar programas alertando a população que somos iguais independente da raça ou classe social, através de acordos em companhia de jornais e redes de comunicação como televisão, internet, promovendo campanhas que motive o amor e a igualdade.Espera - se com isso, minar completamente a violência urbana no Brasil.