Envie sua redação para correção
    "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Nesse trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, observa-se que determinado problema se configura como um obstáculo na vida de muitos brasileiros. Nesse contexto, atualmente, a ausência de programas eficientes que assegurem o bem-estar social no país em consonância com a omissão da população na luta para garantir a segurança pública são as maiores "pedras" no caminho para dissipar a violência urbana no Brasil.
          Conforme os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública(FBSP), em 2016, foram registrados mais de 62 mil assassinatos no país, apresentando um total de 170 mortes por dia. A ausência de projetos que proporcionem estabilidade econômica, saúde, educação e lazer, principalmente, em comunidades degradadas contribui para o aumento da pobreza, da desigualdade social e da criminalidade no país. Assim, com o aumento da miséria e sem apoio estatal muitos brasileiros acabam aderindo a atividades ilegais como o roubo e o tráfico de drogas para garantir sua sobrevivência. Dessa maneira, essas atividades resultam em altos índices de latrocínio, disputas de facções pelo controle do tráfico e assassinatos que ameaçam a segurança da população.
          Outrossim, destaca-se a omissão da população na luta pelo cumprimento de seus direitos, como impulsionador do problema. De acordo com o ativista e político indiano, Mahatma Ghandi, nunca teremos noção dos resultados de nossas ações. Mas se não fizermos nada, não existirão resultados. Ao seguir essa linha de raciocínio, observa-se que a permanência da problemática da segurança pública se encaixa no pensamento de Ghandi, uma vez que com a negligência da população em reivindicar que seus governantes cumpram suas obrigações com a segurança no país faz com que esses continuem a prolongar a escassez de investimentos na segurança e no bem-estar social da população.
    
          Infere-se, portanto, que os problemas se mostram uma grande pedra a ser removida do caminho para o desenvolvimento. Para que isso ocorra, é fundamental que o Governo Federal, por meio da criação de projetos que forneçam auxílios para pessoas em situação de pobreza, com o intuito de assegurar a estabilidade econômica dessa parcela da população, objetivando que esses indivíduos tenham seu bem-estar social garantido e não necessitem recorrer a atividades ilegais para garantir sua sobrevivência. Ademais, é necessário que a população se torne mais ativa na na reivindicação de seus direitos, por intermédio de redes sociais, organização de passeatas e protestos, com o intuito de garantir o cumprimento das leis pelos governantes e confirmar a execução de seus direitos.