Violência urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    Segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o nono no rancking de violência no mundo. Entre os vários motivos para essa situação o principal são os problemas socioeconômicos do país. Nesse contexto, crê-se que o racismo e a desigualdade social são os determinantes para essa realidade.
      O histórico de violência contra os negros no Brasil vem desde o período colonial e persiste até os dias atuais. O racismo, nesse país, é observado de muitas maneiras, desde a segregação racial, desisgualdade salaria e a pior delas, a morte. Em estudo feitos e publicados , como no revista Veja, o número de negros é 2,5% maior que o de brancos. Esse problema acontece porque, historicamente, a sociedade brasileira vem de um longo período de escravidão e de grandes políticas de branqueamento. Tais fatos resultam na marginalização dos negros perante a população, deixando-os em um grande estado de vulnerabilidade social.
      A desigualdade social é um dos grandes motivos para a violência no Brasil. Essa, por sua vez, é praticada pelo Estado para com a sua população. Isso porque a população negra e pobre do país vive em uma realidade diferente do que consta na constituição. A falta de segurança e de uma educação de qualidade são uns dos direitos que essa parcela da população não os tem. Isso ocorre porque, a política brasileira, atualmente, está pautada em tratar de assuntos exteriores, sem investir nas questões básicas do país.
      Os problemas socioeconômicos do Brasil são os grandes motivos para a viollência urbana. Para melhorar a questão do racismo é necessáriio criar políticas publicas de combate e prevenção. De imediato, a criação de delegacia especial para tratar desses casos, pois sera um ambiente preparado e que funcionaria 24h por dia para casos de urgência. Além disso, o Governo brasileiro precisa adentrar os seus interesses para a sua popalação, voltando a investir na educação e segurança, como novos concursos e construções de ambientes seguros. Dessa forma, o Brasil estaria combatendo a violência.