Violência urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    No filme "Cidade de Deus", retrata o cotidiano de jovens que se envolveu no mundo do crime e a violência presente no meio urbano. Fora da ficção, esses fatos tornou-se realidade no Brasil. Nesse sentido, deve-se analisar a entrada precoce dos jovens no meio do crime e a falta de segurança pública no espaço urbano.
      Em primeiro lugar, é importante destacar que, a pobreza e a desigualdade social estimulam os adolescentes veem a criminalidade como opção de vida. Paralelamente, de acordo com o Atlas da Violência de 2018, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mais de 56% dos óbitos de jovens entre 15 e 19 anos atualmente no brasil são por mortes violentas. Assim, mostrando que a criminalidade é um dos fatores do aumento da violência urbana.
      Concomitantemente, salienta-se que carência de segurança publica é um impulsionador desse impasse. Nesse viés, a filósofa Hannah Arendt, como o conceito "a banalidade do mal", afirma que o pior mal é aquele visto como algo cotidiano, corriqueiro. Haja vista que a pouca segurança no âmbito urbano se tornou algo banal, porém, representa um grande mal para a segurança da população. Como consequência, os atos de violência são frequentes no dia a dia dos cidadãos brasileiros.
      Portanto, mediantes, os fatos expostos medidas devem ser tomadas, a fim de melhorar o panorama em questão. Destarte, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC), em parceria com os governos municipais, devem promover palestras e grupos de debates para os jovens e seus responsáveis, ministradas por sociólogos, com intuito de mostrar as consequência ao aderir a criminalidade, bem como deve oferecer bolsa de estudos e estágio para os adolescentes, com objetivos de incentivar o desenvolvimento de carreira pessoal. Outrossim, o Ministério da Segurança, deve reforça o policiamento nas ruas com aberturas de novos postos de policiais militares e civis. Somente assim, será possível combater a violência urbana no Brasil.