Envie sua redação para correção
    Guerra silenciosa
    
          A violência urbana em favelas do Rio de Janeiro é assunto protagonista do filme "Tropa de Elite", que demonstra essa como cotidiana no Brasil. Entretanto, apesar de ser uma obra de ficção, a violência nas cidades brasileiras supera a de países em guerra. Isso, somado a outros fatores, contribui para o índice nacional crescente de homicídios.
    
          A princípio, vale ressaltar que os números de mortes violentas no país supera os 60 mil anuais. Dessa maneira, fica acima da Síria, região que está em guerra declarada a mais de oito anos. Análogo a isso, o território brasileiro vive uma guerra urbana silenciosa, tomando como palco as suas diversas capitais, como o Rio de Janeiro e São Paulo. Dessa forma, identifica-se a importância da adoção de medidas para reverter a situação.
    
          Ademais, convém frisar a tendência crescente do índice de homicídios no Brasil. Analisando as comunidades carentes, relata-se a concentração de narcotraficantes que aliciam jovens para o crime. Isso é comum pela falta de amparo, observada nas condições de moradia, educação e emprego, especialmente carentes nessas áreas. Analisando esses fatos, é inegável a necessidade de agir para coibir o aumento de índices de criminalidade.
    
          Por conseguinte, a violência urbana no Brasil deve ser combatida. Para isso, a elaboração de planos na segurança pública pelo Governo Federal, aliado com ONGs de proteção à áreas carentes para diminuir os crescentes índices de violência urbana se mostra pertinente.