Violência urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    O herói do universo DC comics, Batman, surgiu ao vivenciar a violência do mundo, quando seus pais foram mortos diante dos seus olhos e o fez passar a agir para combater a criminalidade. Paralelo  a isso, no Brasil, os índices de violência são alarmantes. Esse fenômeno se deve principalmente a questões sociais e política que corroboram com a manutenção desse cenário. 
          Segundo o filósofo Bauman, com a modernidade líquida, instituições como a família e a escola têm perdido o domínio de funções antes característica das mesmas. No entanto, essas ainda possuem o importante papel de repassar regras sociais e tornar os indivíduos aptos para um convívio social com harmonia. Todavia, essas instituições têm sido ineficientes em cumprir essa função, o que tem colaborado para que o Brasil tenha números de mortes comparados aos de um país que está em guerra.
    
          Ademais, o Estado tem parcela considerável de responsabilidade no atual cenário brasileiro. A imperícia ao promover direitos sociais como educação, moradia, emprego agravam o problema, já que a carência desses desencadeiam desigualdade social e a pobreza e, consequentemente, a violência. Em continuidade a esse panorama o Estado volta a falhar com a sociedade ao não ser capaz de reprimir o crime e promover a segurança.
          Destarte, torna-se imperativo solucionar essas questões sociais e políticas, visto que as consequências são negativas para o país. Logo, cabe à família juntamente com a escola a manutenção do seu papel de formação de cidadãos, por meio do ensino de valores morais e âmbitos legais nem sempre discutidos no ambiente escolar e familiar. Além disso, ao Governo, cabe garantir o cumprimento dos direitos inerentes aos indivíduos, através de um maior investimento em Moradias em condições dignas, promoção de ensino profissionalizante e emprego para populações carentes, bem como o Ministério da Justiça deve recrutar e capacitar mais policiais, para garantir a manutenção da ordem. Feito isso, menos pessoas precisarão passar pelo mesmo que uma vez passou o Batman.