Envie sua redação para correção
    A violência Urbana está presente no cotidiano do brasileiro. Tal fenômeno possui raízes não só na ineficiência da máquina pública como também na desigualdade social encontrada no país. E observando o senário atual, o tráfico de drogas junto aos assaltos são atividades que estão diretamente relacionadas com a violência.
      De acordo com dados da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, somente 6% dos homicídios dolosos (com intenção de matar) são solucionados no país. Dados como esse evidenciam a impunidade e encorajam criminosos a cometer atos delituosos na esperança de nem se quer serem descobertos.  Além disso, a demora no decorrer de processos e leis brandas, não transpassam a sensação de segurança  para a sociedade.
      Em consonância com isso, a desigualdade social é o maior recrutador de pessoas para a ilegalidade. Indivíduos inseridos em locais com altos índices de crime, geralmente os locais mais pobres da cidade, são atraídas pelo dinheiro fácil que atividades como o tráfico de entorpecentes e roubos podem trazer. Na musica Eu Sou 157, dos Racionais Mc's, o eu lirico diz ser "herói dos pivetes" por ser ladrão, mostrando como o exemplo pode influenciar, e direcionar a uma má conduta.
      Dessa forma, indubitavelmente para que o cenário da violência urbana seja melhorado, medidas devem ser tomadas. Os governos estaduais devem disponibilizar verba para que as prefeituras municipais possam investir em inteligência, promovendo cursos de capacitação e investindo em tecnologia para a polícia, a fim de elevar a taxa de resolução dos crimes e diminuir a sensação de impunidade. Além disso, deve ser incentivado a criação de ONGs em comunidades carentes, com o intuito de minimizar a influência de um meio corrompido sobre o cidadão.