Envie sua redação para correção
    A sensação de insegurança está presente em todo o território brasileiro. Estar em um local público é motivo suficiente para se manter em alerta. Mas como surgiu toda essa violência?
                Até os anos 50 a população era predominantemente rural. Pessoas viviam em péssimas condições de vida, sofriam com a opressão dos donos de terra, entre muitos outros problemas. Com o incentivo e o aumento da industrialização, os trabalhadores do campo foram sendo substituídos por máquina agrícolas, levando-os a procurar novas oportunidades na cidade, criando o que chamamos de êxodo rural.
                Porém, não havia infraestrutura adequada para suportar o fluxo migratório, o que fez com que a população se instalasse nas periferias. O baixo nível de escolaridade dificultava o crescimento profissional, junto à falta de saneamento, transporte, saúde, entre muitos outros fatores básicos, aumentaram a desigualdade social. Tudo isso leva à escassez de oportunidades e faz com que a criminalidade se torne uma opção.
                Neste contexto, a infraestrutura inadequada abre espaço para que se instaure diversos problemas sociais. A fim de que estes problemas sejam amenizados, deve-se focar em educação de qualidade e condições mínimas para que se consiga ascender no âmbito social, reduzindo a desigualdade e por consequência, a violência.