Violência urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    Homicídios,estupros,assaltos,agressões.Inúmeras são as ocorrências da violência urbana no Brasil contemporâneo. O bordão "bandido bom é bandido morto" criado na década de 80, contudo bastante replicada  atualmente princialmente nas redes sociais demonstra uma cultura da violência entre uma grande parcela da população brasileira que almeja a paz através da violência.
            O Êxodo rural, que aconteceu no final do século xx desencadeou o aumento da população no espaço urbano, contudo as cidades não estavam preparadas para esse novo contingente populacional  e, por consequência  a falta de direitos básicos como;educação,saúde,emprego,segurança e moradia,acarretaram em problemas na esfera social como o desemprego e a descriminação dos migrantes. De modo consequente surgiram oportunidades de realização de atividades ilícitas com marcas de violência.
    
              Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2018 o número de pessoas mortas pela polícia foi de 6.610, um aumento de 18% em relação a 2017. As forças de segurança pública  usam a violência como meio de resolução de conflitos, no entanto os agentes da lei ficam sujeitos a retaliações por parte de criminosos, estabelece-se um ciclo de vingança entre policiais e bandidos, contudo a principal vítima desse combate é a sociedade que tem que se expor diariamente a esses confrontos ficando no fogo cruzado.Vanessa Vitória dos Santos,moradora da região conhecida como Boca do mato em Natal-RN foi morta com um tiro na cabeça, causado por uma bala perdida durante o confronto entre policias da UPP(Unidade de Polícia Pacificadora) e traficantes.
              Dessa maneira, é necessário combater o hábito da violência, o Ministério da Cultura deve promover  palestras através  de ONGS(Organização Não-Governamental) nas escolas mostrando como a prática da violência  acaba desencadeando mais violência, é essencial também explicitar para os alunos e professores e demais funcionários  a importância dos direitos humanos em uma sociedade e como a falta desse direito pode  levar uma determinada população a criminalidade e consequentemente o aumento da violência urbana. Combater a desigualdade social é uma medida importante, o Governo Federal juntamente com a Secretária de Educação deve investir na construções de escolas,criar cursos profissionalizantes  para inserir a juventude no mercado de trabalho, o Estado pode  promover isenção fiscal para  empresas quem contratem esses jovens.