Violência urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    No filme Cidade de Deus, retrata-se o dia a dia de pessoas que moram em uma favela no Rio de Janeiro, durante a trama percebe-se como a violência estava presente e como ela influencia na vida de cada personagem. Fora dos filmes, a violência urbana esta crescendo cada vez mais no Brasil, de modo a fazer com que pessoas mudem totalmente seu modo de vida pelo medo. Nesse contexto, não há dúvidas, que a violência urbana é um problema no Brasil, o qual ocorre, lamentavelmente, não só pelo crescimento desordenado, mas também pela ineficiência da educação.
     Em primeiro lugar, o crescimento desordenado das cidades é uma das principais origens da violência nas cidades. No Brasil, esse crescimento se impulsionou na República Velha e foi motivado pelo início a industrialização, que fez com que a cidade virasse sinônimo de oportunidade.O problema do crescimento foi que as cidades não oferecem o suporte necessário para esses novos moradores, e isso resulta no processo de favelização. E é nas favelas , que o crime aparece como meio de ascensão social, levando jovens a entrarem nesse mundo e , dificilmente, conseguem sair. No filme isso pode ser visto, quando o personagem Dadinho entra no mundo do crime cedo e acaba se perdendo nele.
     Outrossim, a ineficiência da educação apresenta-se como impulsionador do problema. Segundo o sociólogo Paulo Freire, a educação muda as pessoas e mudam o mundo. Nesse contexto percebe-se que deficiências educacionais criam indivíduos deficientes, desde o ambiente familiar, pais devem conversar com seus filhos e mostra-los que diferente do que se vê em filmes, a violência não resolve nada. Porém, muitos pais acham desnecessário conversas sobre coisas que aparentam ser tão simples com seus filhos, e consequentemente, acabam formando um jovem que acredita na violência como a solução para problemas que existem tanto na escola quanto na rua.
     É evidente, portanto,que medidas são necessárias para resolver o impasse.Destarte o Ministério do Trabalho(MT) deve instituir postos de trabalho em favelas,no intuito de oferecer oportunidades para que seus moradores possam ascender socialmente, assim combatendo a busca pelo mundo do crime como solução para o crescimento social.Em união com o MT,o Ministério da educação poderia instituir unidades profissionalizantes nesses locais,para fazer com que os moradores possam tornar-se mais competitivos no mercado de trabalho e assim possuir mais chances de um emprego melhor.Ademais, o MEC em parceria com as redes televisivas ,poderia solicitar que em suas novelas fossem apresentados jovens,que por não terem diálogos com os pais sobre certos assuntos, apresentassem comportamentos errôneos no convívio social,fazendo assim que pais conversem mais com seus filhos. Com a união desses pontos, histórias como a de Dadinho deixarão de ser uma realidade e ficarão apenas no filmes.