Violência urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    O filme “Quem quer ser um milionário?”, relata a vida de dois irmãos que vivem em uma periferia na Índia, e demonstra como a pobreza está associada a criminalidade, e como a violência pode marcar negativamente a vida de uma pessoa. No Brasil, o crescimento da violência urbana se tornou um problema a ser combatido, devido a suas graves consequências para a sociedade. Dessa forma deve-se analisar suas causas, que deriva principalmente da desigualdade econômica e da falta de efetividade da segurança pública do Brasil.
     Em primeiro lugar, a desigualdade econômica corrobora para o crescimento da violência no país. Isso pode ser verificado no aliciamento de jovens de comunidades carentes que são convidados a entrarem no mundo do crime, e aceitam o convite por não terem acesso a condições básicas de vida, como emprego, saúde e educação. Nesse sentido, é necessário que a sociedade promova o combate à pobreza e consequentemente evite a entrada de jovens para a criminalidade, o que amenizaria as consequências da violência urbana no Brasil.
     Em segundo lugar, a falta de efetividade da segurança pública no Brasil condiciona ao agravamento do problema. Isso se confirma, com o domínio do crime organizado nos presídios, prova disso são as graves rebeliões causadas por disputas entre facções. Nessa perspectiva, o combate a violência exercício pelo Estado tem sido ineficaz, visto que o surgimento de grupos paramilitares é consequência da falta de métodos investigados, ligados a segurança pública, que combata a existência de tais grupos. Dessa forma, faz se necessário a alteração estruturais nas instituições de segurança pública, a fim de combater a violência de modo eficaz.
     Portanto, medidas são necessárias para combater a violência urbana no país. Para que se possa efetivar a segurança pública, urge que o Governo combata ao crime organizado, por meio da ampliação do investimento em policias investigativas, por exemplo, a polícia federal e civil. Além disso, tais medidas deverão vir acompanhadas da criação de projetos sociais que garantam oportunidades aos jovens de periferia, a execução de tais projetos será feita por ONGs, por meio de parcerias com o Governo Federal que irá disponibilizar recursos através da assistência social. Somente assim, o Brasil poderá combater a violência urbana exemplificada nos filme relatado na Índia.