Envie sua redação para correção
    Sem dúvidas, diariamente os telejornais exibem tristes casos sobre algum tipo de violência, seja ela assaltos, estupros, assassinatos ou sequestros. Infelizmente, tais notícias já se tornaram costumeiras na vida dos brasileiros. De certo, as principais razões para a violência descontrolada se dá ao fato do Brasil ser um claro retrato do termo desigualdade social, além de cenário de corrupção dentro da policia militar e, ainda, ter um precário sistema carcerário. 
       Segundo a história brasileira, ainda nos tempos de escravidão surgiram as favelas que se tornaram locais de refúgio para aqueles com menores condições financeiras terem a chance de um lar. No entanto, mesmo com o desenvolver dos anos, as favelas seguem sendo áreas de extrema pobreza na qual perigosas facções criminosas surgem, tendo em vista que com pouca qualidade de vida as pessoas buscam por alternativas de mais fácil acesso como o crime. 
       Além disso, o Brasil possui baixa eficiência no combate às facções criminosas, já que sua PM (Polícia Militar) é conhecida pela liderança no ranking das polícias que mais matam e morrem do mundo devido um imenso despreparo que custa a vida de inocentes, inclusive dos próprios. Inclusive, atualmente a polícia responde ao Governador, sendo assim, possui livre acesso à corrupção já que é governada por corruptos. 
       Outrossim, o sistema carcerário brasileiro se torna ineficiente, pois após o cumprimento da pena os ex-presidiários não conseguem se reintegrar facilmente à sociedade, e assim, tendem a voltar para o crime. 
       Sendo assim, para melhorar a evidente desigualdade social apresentada, o Ministério da Educação deve agir de modo que faça a educação não ser tão excludente, chegando assim, a todos os cantos do Brasil com boa qualidade e, desta forma, outras oportunidades serão apresentadas aos cidadãos e estes terão novas perspectivas. Ademais, a solução para diminuir a corrupção da PM seria estes passarem a responder ao Ministério Público para que o cargo deixe de ser político e se torne técnico, inclusive, melhores treinamentos não só aos novatos, mas também aos veteranos da polícia devem ser incentivados pelos chefes de Batalhão para que assim, não haja mais tantos erros. Por conseguinte, com relação ao precário sistema carcerário, programas de reintegração de ex-presidiários precisam ser criados para que assim estes também obtenham novas perspectivas de vida senão o crime. Seguindo tais propostas, dentre poucos anos o Brasil terá uma significativa diminuição nas taxas de violência urbana e a música Calibre dos Paralamas do Sucesso deixará de ser uma representação da realidade brasileira.