Envie sua redação para correção
    Um dos maiores problemas urbanos do Brasil é a violência, afetando grande parte do país, em especial os munícipios mais urbanizados, como Rio de Janeiro e São Paulo, envolvendo questões socioeconômicas e culturais . É necessário a diminuição dessa violência, pois prejudica muitos moradores e visitantes, tornando o Brasil um dos países mais violentos e perigosos.
      Assim, o Brasil demonstra falha em fatores preventivos, como educação, e desigualdade social. Um dos motivos de crescente violência no país é a falta de escolaridade e desigualdade social, jovens moradores de comunidades não veem futuro em si próprios e acabam sendo influenciados pelo tráfico, que por eles seria o único jeito de sair da precária situação por não terem informações necessárias e educação qualificada, assim são imersos no mundo criminal e violento desde cedo, aumentando a violência do país.
      E também há a questão racial, negros e pardos são alvos de violência policial constantemente. Desde a abolição da escravatura, foram deixadas heranças racistas por todo o Brasil, o povo brasileiro é um dos povos mais racistas do mundo, e os negros por motivos de serem marginalizados são tratados com extrema violência pelos policiais que são instruídos a abordarem agressivamente pessoas de cor, mesmo sem elas terem feito crime nenhum.
      Em virtude dos fatos, a violência no Brasil envolve complexas causas, como socioeconômicas e culturais, vindo de ambas as partes: a elitizada e a criminalizada, por exemplo, os policiais agressivos e o jovens que são influenciados desde pequeno a entrar na criminalização. Portanto, medidas, como, a coordenação de instituições da segurança publica em nível federal e estadual é totalmente importante para diminuir a violencia, com a ação do ministério publico e defensoria publica.