Violência urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    Conflitos e Impunidade - Raízes da Violência      
       A história do Brasil é marcada pela grande miscigenação, a violência no período colonial e mais recentemente pela ditadura civil-militar. A hostilidade hoje é resultado de anos de conflitos e diferenças sociais, isto é, causados por um Estado que pouco se importou com essa demanda no passado. Por um lado, a ineficiência do Governo em gerir esses conflitos contribuiu para que as coisas fossem resolvidas de forma agressiva. Por outro lado, a grande impunidade para quem comete esse tipo de crime, fortaleceu a violência.
       É evidente que a incapacidade do estado resolver esses problemas no passado, colaborou para a grande violência atualmente no meio urbano. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) o Brasil tem uma taxa de homicídios 30 vezes maior do que a Europa. Esse dado comprovam a grande ineficiência do Estado Brasileiro em garantir uma comunidade mais estável e segura.
       Somando a isso, a falta de punições e a impunidade para quem comete algum tipo de crime contribuem de maneira direta e indireta para o crescimento da violência urbana. Um levantamento do (CNJ) Conselho Nacional de Justiça mostra que 70% dos processos que tramitam em tribunais enceram o ano sem solução. A grande burocracia e a lentidão da justiça no Brasil, são fatores que aumentam a impunidade e que influência de maneira direta a vida de milhões de pessoas.
       Sendo assim, é necessário que o Governo em conjunto com os órgãos públicos de justiça e sociais procurem formas e meios de diminuírem a violência, ou seja, através de projetos sociais que ajudem as pessoas a gerirem seu conflitos e uma desburocratização da justiça, melhorando assim, a eficiência nos tramites dos processos. Nesse sentindo, o intuito de tais medidas é melhorar a convivência em sociedade e com isso diminuir a violência.